Multifamily no Brasil: a marca passa a ter placar
O multifamily brasileiro soma 14.283 unidades em 119 empreendimentos, segundo a SiiLA no segundo trimestre de 2026, e a CBRE projeta 20,6 mil até 2028. É o primeiro arranjo do residencial em que a marca é reassinada todo ano pela mesma pessoa que mora dentro do produto.
- A SiiLA contou 14.283 unidades de multifamily em 119 empreendimentos institucionais no Brasil no segundo trimestre de 2026, 85% delas em São Paulo, e a CBRE projeta 20,6 mil até 2028.
- No prédio feito para alugar, a marca é reassinada de doze em doze meses pela mesma pessoa que mora dentro do produto. É o primeiro arranjo do residencial brasileiro em que marca tem medição recorrente.
- Quem vende unidade pulverizada vai receber esse placar de graça, e boa parte do que chama de marca hoje não atravessa o segundo ano de ocupação.
O estoque é pequeno; o dinheiro que entrou nele não é
A SiiLA contabiliza 14.283 unidades em 119 empreendimentos institucionais de multifamily, distribuídos por nove cidades brasileiras, com dados do segundo trimestre de 2026, além de 4.781 unidades no pipeline, das quais 3.109 devem chegar ao mercado nos doze meses seguintes (Forbes Brasil, 25/09/2026). São Paulo responde por 12.088 unidades, cerca de 85% do estoque monitorado. Um levantamento da CBRE Brasil obtido pelo NeoFeed (01/07/2026) projeta 20,6 mil unidades até 2028, alta de 67% sobre as 12,3 mil em operação no segundo semestre de 2025, com 16,1 mil já em 2026.
Os nomes pesam mais que o estoque. A Brookfield tem 33 projetos em oito cidades e 6,2 mil unidades, cerca de 2,7 mil delas em operação, e fechou em junho um acordo com a Kinea para um fundo imobiliário de R$ 1,9 bilhão destinado a mais de 4,5 mil unidades em 22 projetos (NeoFeed, 01/07/2026). A Greystar administra por volta de 3.600 unidades e projeta superar 5 mil até o fim de 2027, 7 mil em 2028 e 10 mil em 2030 (AutImob, 05/10/2026). Para escala, o mesmo modelo no Reino Unido já chegou a 310.310 moradias, 156.688 delas concluídas, segundo o relatório do segundo trimestre de 2026 preparado pela Savills para a Real Estate:UK (03/08/2026).
Quatorze mil unidades não resolvem déficit de moradia nenhum no Brasil. O que elas montam é um laboratório, e é disso que vale falar.
A diferença não está no prédio. Está em quem reassina.
Uma incorporadora que vende 200 apartamentos conversa 200 vezes com 200 pessoas, uma vez cada. Depois da escritura o comprador vira condômino, e a relação com a marca encerra ali. A próxima medição honesta do que aquela marca valia aparece na revenda, anos depois, feita por um corretor que não participou de nada — e o prejuízo, quando existe, cai no colo de quem comprou.
No multifamily o mesmo prédio tem um proprietário só, e esse proprietário recebe de volta, todo ano, a avaliação de quem está morando: renova ou sai. O contrato é a pesquisa. A vacância é a nota. E o cenário de 2026 não serve de desculpa para perda de inquilino: o Índice FipeZAP de Locação Residencial subiu 0,52% em setembro, acumulou 7,11% no ano e 9,13% em doze meses, segundo o informe da Fipe divulgado em 13/10/2026. Houve espaço para reajustar preço. Quem viu o morador sair mesmo assim perdeu por outro motivo.
Daí a tese, e ela incomoda os dois lados do balcão: o multifamily é o primeiro lugar do residencial brasileiro em que marca tem placar recorrente, feito pela mesma pessoa, sobre o mesmo produto, com dinheiro do próprio bolso, de doze em doze meses. Placar recorrente é o que separa marca de argumento de venda.
O que o lançamento chama de marca raramente atravessa o segundo ano
Boa parte do que uma incorporadora chama de marca num lançamento é promessa sobre coisa que ainda não existe: a perspectiva, a metragem de lazer, o nome de sonoridade italiana, o key visual com uma vida que o comprador gostaria de ter. Funciona porque o comprador decide antes de poder conferir, e porque ninguém volta para medir depois.
Num prédio de locação essas peças continuam úteis para atrair o primeiro morador, e param de operar no dia da mudança. Do segundo mês em diante a marca passa a ser o tempo de resposta do atendimento, o prazo da manutenção, o atrito da convivência, a conta que fecha ou não fecha no fim do mês. Quem opera residencial para renda não tem como separar comunicação de operação, porque o cliente compra as duas coisas no mesmo boleto.
A agência que entra nesse jogo com a gramática do lançamento erra por excesso de técnica. Estoque fabricado não cabe: o apartamento vago volta para a prateleira no mês seguinte. Aspiração sem lastro cobra juro, porque a expectativa levantada na captação é a régua pela qual o morador vai avaliar o operador em abril. A escassez, que é a ferramenta mais afiada do lançamento, vira passivo.
Ferramenta do tema
Diagnóstico de Marca
Doze perguntas, quatro dimensões, cinco minutos: sua incorporadora opera com sistema ou com improviso?
Fazer diagnóstico →O modelo entrou pelo alto padrão, e o teste começou ali
O multifamily brasileiro começou onde o custo da conveniência pesa menos na decisão. A JFL opera cinco edifícios em São Paulo, cerca de 600 apartamentos de 36 a 431 metros quadrados, com locações que chegam a aproximadamente R$ 43 mil por mês, e cerca de metade dos moradores está na cidade por razão profissional (Forbes Brasil, 25/09/2026). O produto embute mobília, serviço, operação e atendimento num preço só.
Este blog já olhou esse arranjo pelo lado da conta, ao verificar o que o apartamento com serviços promete de retorno e o que entrega. Pelo lado da marca, o que o alto padrão provou primeiro é mais desconfortável: existe gente disposta a pagar prêmio por moradia como serviço, e esse prêmio é renegociado todo ano, por escrito, com opção de saída. Nenhum lançamento à venda se submete a isso.
A expansão agora aponta para a classe média, com tíquete de R$ 4 mil a R$ 5 mil no pacote, segundo o diretor executivo de operações da Greystar no Brasil (NeoFeed, 01/07/2026). Nessa faixa a margem de erro na operação é menor e não há concierge para cobrir falha, então o que sobra de diferencial é reputação acumulada.
A objeção honesta
Alguém vai lembrar que o lançamento já tem placar, e que ele se chama VSO. O VSO mede velocidade de venda. Ele sobe com preço, com condição de pagamento, com comissão e com mídia, e essas quatro alavancas explicam a maior parte da variação antes de sobrar qualquer coisa atribuível à marca. Duas incorporadoras podem fechar o mês com o mesmo VSO e ter marcas de valor oposto, e a diferença só aparece na revenda de quem comprou.
A segunda objeção é mais dura: multifamily é negócio de operação, e operação é gestão. Em parte procede, e é justamente aí que a conversa fica interessante. Quando a operação entra na conta, a marca deixa de ser camada de comunicação e passa a ser a soma do que a empresa consegue entregar duas vezes seguidas, para a mesma pessoa. Se isso rebaixa a marca a subproduto da operação, o que ficou exposto diz menos sobre a tese e mais sobre o que o mercado andou vendendo como marca.
O que isso cobra de quem só vende
- Separar argumento de atributo. Atributo resiste ao segundo ano de uso; argumento vence na escritura. A maior parte do que entra em briefing de lançamento é argumento.
- Escrever a promessa para quem vai conviver com ela, e não só para quem assina o contrato de compra. Às vezes é a mesma pessoa em dois momentos, com interesses opostos.
- Tratar os anos de pós-entrega como parte da marca, em vez de assistência técnica.
- Medir alguma coisa depois da entrega. Quem vende e sai não tem placar. Quem aluga tem um por ano, e vai publicar o dele nos relatórios de fundo imobiliário, com vacância e inadimplência abertas.
O desconforto não está em perder mercado para o aluguel institucional, que segue minúsculo. Está em que, dentro de três ou quatro anos, vai existir uma série histórica brasileira mostrando quanto marca residencial vale em renovação de contrato — medida por gente que não pediu a comparação e lida por investidor que vê os dois lados.
Perguntas frequentes
Quantas unidades de multifamily existem no Brasil hoje?
São 14.283 unidades em 119 empreendimentos institucionais, em nove cidades, segundo a SiiLA no segundo trimestre de 2026, com 85% do estoque em São Paulo (Forbes Brasil, 25/09/2026). A CBRE Brasil projeta 20,6 mil até 2028 (NeoFeed, 01/07/2026).
Multifamily rende mais que vender as unidades?
São negócios com desenhos financeiros diferentes. A venda pulverizada realiza margem no ciclo da obra; a locação institucional troca parte dessa margem por fluxo recorrente e pela obrigação de operar o ativo por décadas. A pergunta útil para uma incorporadora não é qual rende mais em planilha, mas se ela quer ser avaliada uma vez por empreendimento ou uma vez por ano, por morador.
Uma incorporadora de porte médio consegue entrar no modelo?
Entrar como proprietária exige capital paciente e uma operação que ela provavelmente não tem. O que dá para aproveitar sem virar locadora é a régua: medir renovação, vacância e reclamação nos prédios já entregues, e usar esse retorno para checar se a marca prometida no lançamento se sustenta na convivência.
Próximo passo
No portfólio da TBO estão os empreendimentos em que nome, marca e imagem foram feitos para continuar de pé depois da entrega das chaves.
Ver o portfólio →Perguntas frequentes
São 14.283 unidades em 119 empreendimentos institucionais, em nove cidades, segundo a SiiLA no segundo trimestre de 2026, com 85% do estoque em São Paulo (Forbes Brasil, 25/09/2026). A CBRE Brasil projeta 20,6 mil unidades até 2028 (NeoFeed, 01/07/2026).
São negócios com desenhos financeiros diferentes. A venda pulverizada realiza margem no ciclo da obra, e a locação institucional troca parte dessa margem por fluxo recorrente e pela obrigação de operar o ativo por décadas. A pergunta útil para uma incorporadora não é qual rende mais em planilha, mas se ela quer ser avaliada uma vez por empreendimento ou uma vez por ano, por morador.
Entrar como proprietária exige capital paciente e uma operação que ela provavelmente não tem. O que dá para aproveitar sem virar locadora é a régua: medir renovação, vacância e reclamação nos prédios já entregues, e usar esse retorno para checar se a marca prometida no lançamento se sustenta na convivência.